Vendendo Etiquetas e Rótulos: Saiba mais neste artigo
Vendendo Etiquetas e Rótulos. Nesta matéria específica vou falar sobre os dados principais que o vendedor deve ter atenção ao negociar um rótulo ou etiqueta.
As vendas de serviços que são particulares para um determinado produto é uma venda técnica. Precisa-se de conhecimento amplo do vendedor tanto sobre o cliente quanto e principalmente sobre o seu produto. Uma vez que a ligação entre o prospect e o vendedor for estabelecida e este mostrou interesse pela compra é necessário coletar algumas informações, sem as quais não se pode elaborar o orçamento nem tão pouco a ordem de serviços e as etiquetas por assim dizer:
São fundamentais para que se possa efetuar um orçamento para o prospect os seguintes itens:
- nome do cliente – tanto o nome fantasia quanto a razão social com CNPJ e endereços completo
- qual o produto ao qual será aplicado a etiqueta – por exemplo plástico, vidro, madeira, papel, papelão, cartão.
- qual o local de exposição e uso deste produto com a etiquetas, por exemplo:
- Shampoo – neste caso será exposto em um gôndula em um supermercado e posteriormente estará no banheiro de algum consumidor;
- Cremes – em algum catálogo de venda em domicílio e depois sobre a penteadeira de alguma cliente em seu quarto;
- Alimentos em conservas – na gôndula refrigerada ou não de um hipermercado e posteriormente em um “entra e sai” frenético de alguma geladeira em um cozinha de uma apartamento ou casa;
- Embalagens para despacho aéreo – em um caixa ou embrulho que será movimentado por diversos meios até chegar a seu destino…
- Qual o material de melhor opção ou desejo de seu prospect para compor a etiqueta ou rótulo. Baseado nas informações do produto e do local de exposição e uso você como um expert em vendas e conhecedor dos produtos de sua empresa poderá oferecer uma melhor opção ou um novo modelo de produto que atenda todas as características de beleza, informação e resistência para acompanhar o produto do cliente por toda a vida útil dele. Dentre os materiais possíveis e mais comuns podemos ter como exemplos:
- BOPP – que pode ser branco, transparente ou metalizado – conhecido também como OPP
- PE (polietileno) transparente e eventualmente branco (mais raro mais possível)
- Couchê para uso em rótulos, etiquetas e com ribbon
- Branco fosco – papel muito utilizado para uso em etiquetas para escrita manual ou identificação primária
- Poliéster, poliamida, vinil, etc.
- Definido o que e onde será aplicada a etiqueta ou rótulo, resta saber como: Se manual ou automática (ou semi-automática)
Chegou a hora dos dados técnicos
Até o item 5 são perguntas abertas que podem no decorrer de um bate papo informal com o cliente serem recolhidas sem muitas dificuldades e com a facilidade e podem ser dadas até mesmo pelo diretor da empresa ou algum funcionário do setor de compras ou marketing de seu prospect.
Porém, deste ponto em diante se faz necessário conduzir a conversa para uma área mais técnica e se faz necessário uma amostra física da etiqueta já existente ou os dados de desenhos técnicos ou frascos para poder obter as medidas e outros dados que são:
- Qual a medida de largura e altura da etiquetas;
- O formato da etiqueta ou rótulo: quadrado, retangular, redondo ou oval, especial ou corte geométrico, etc.
- Os cantos são arredondados?
- O rolinhos podem ter uma, duas ou quantas pistas (carreiras);
- Quantas etiquetas por rolo? por exemplo 1000? 2000? 500?
- Posição de saída da etiquetas (deitada, em pé, puxada pela direita ou pela esquerda, rebobinamento interno, etc).
- Qual o tubete que usaremos (núcleo): 3 Polegadas (76mm), 1″ (25,4mm)
- Qual o acabamento que o cliente precisa, exemplos: recobrimento com verniz UV, Verniz localizado, laminação, hot-stamping ou cold-stamping, etc.
- E agora chegou a hora de perguntar qual a quantidade de etiquetas ou rótulos do pedido total.
Com estes dados é possível formatar um orçamento excelente, com mínimos erros e contemplando todos os pontos e processos envolvidos na fabricação dos mesmos. O preço de venda será composto de todos os valores das etapas envolvidas na fabricação da etiqueta ou rótulo e após fabricada esta etiqueta é capaz de solucionar todas as expectativas do clientes com técnica e resultados positivos.
Outros detalhes podem ser solicitados após a formalização do pedido e até mesmo por telefone pela equipe de apoio como:
- endereço de entrega e faturamento
- tipo de embalagem que o cliente deseja receber – digo isso pois clientes por uma questão de limitações em seu estoque exigem caixas pequenas com apenas 3 ou 4 rolos de etiquetas cada, inclusive para logística interna em sua linha de produção.
- formas de pagamento diferenciadas conforme condições de promoções, descontos e incentivos pós orçamento e tipo de fatura
- envio de arquivos de arte, layouts ou amostras para depto. artes.
Seguindo estas orientações você vendedor terá muito mais sucesso na elaboração de seus pedidos e a produção em sua empresa terá muito mais sucesso com menos erros na execução de seus pedidos. Consecutivamente terá muito mais liquidez, menores índices de devoluções e reclamações de clientes.
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