Designer cria rótulos inteligentes que avisam os consumidores quando os alimentos estão estragados e impróprios para consumo. Com o passar do tempo, o rótulo apresenta relevos indicando que a comida já não deve ser consumida.
A rotulagem completa e correta é crucial no momento de escolher produtos frescos. No entanto, ainda é comum encontrarmos embalagens com etiquetagem deficiente ou até mesmo errada.
Esta foi a razão pela qual se desenvolveu uma alternativa mais exata e segura, quando comparada com as comuns etiquetas. As embalagens inteligentes controlam e dizem-nos quais as condições do produto embalado ou do ambiente que o rodeia.
A estudante de design criou etiquetas para embalagens feitas com substâncias “bio reativas” que desaparecem com o passar do tempo.
Bump Marks são feitas com gelatina que se degrada à mesma velocidade que qualquer alimento dentro de uma embalagem. A etiqueta fornece informação táctil assim, quando apresenta uma superfície lisa, o alimento ainda se encontra fresco. Quando são sentidos relevos é sinal que esse produto já não está próprio para consumo.
Este tipo de embalagem é útil para eliminar as datas de validade imprecisas, que muitas vezes provocam o desperdício alimentar, ao serem deitados para o lixo alimentos que estão em boas condições mas que já passaram a data de validade impressa.
O rótulo inovador é feito de gelatina e copia o processo pelo qual passa o alimento, sendo muito mais preciso do que uma data de validade impressa.
A designer Solveiga está a aguardar a aprovação da patente, e à procura de parceiros que lhe permitam levar esta ideia mais longe.