Embalagens criativas: 4 P’s

Embalagens criativas: 4 P’s

Embalagens criativas: 4 P’s

Embalagens criativas: 4 P’s Para chegar até seu público alvo, os profissionais elaboram uma estratégia utilizando as ferramentas presentes no Mix de Marketing, composto pelos 4 Ps: Preço, Produto, Praça e Promoção. Veja a seguir uma pequena descrição dos 4Ps.

Produto

O que o cliente quer. Produto está relacionado ao desejo do cliente e deve atender suas expectativas e satisfazer suas necessidades, seja tangível, que pode ser chamado de bem, como um computador ou tablet, ou intangível, conhecido por serviço, por exemplo: o conserto de aparelhos eletrônicos.

Para criar um produto, profissionais analisam se os benefícios são satisfatórios, a quem ele se destina, qual a consistência do produto e sua comparação com os concorrentes.

Preço

Quanto vale o seu produto. Após a produção, analisa-se o valor a ser cobrado por ele. E esse valor tem um peso bastante significativo. O consumidor de hoje está mais consciente e analisa muito mais o custo-benefício, pois o fator “se é caro, é bom” não é tão forte como antigamente.

Para se estabelecer o preço, deve se analisar a renda dos consumidores, os custos de produção, distribuição e divulgação, o posicionamento do produto no mercado. Analisando estes fatores, é estabelecido um valor que deve estar em equilíbrio, pois tem que ser o suficiente para gerar receita e ao mesmo tempo atrativo para o consumidor. Nem tão caro que o cliente não possa comprar, nem tão barato para não achar que há algum problema com o produto.

Praça

onde está seu produto. Também conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição, este processo é responsável por levar o bem até o consumidor, envolvendo desde o processo de produção até o consumo. Geralmente o caminho seguido é: obtenção de matéria-prima, produção, agente de relacionamento, atacadista, varejista e consumidor.

Ao passar por tantas etapas, o controle de qualidades e gastos tem que ser eficaz, para diminuir o máximo possível para o fabricante o gasto utilizado até o consumidor, para que todos no processo não sintam no bolso este efeito, e também para evitar que um produto danificado ou com defeito chegue na mão, não apenas do consumidor, mas de qualquer outro envolvido, a fim de evitar dores de cabeça, perda de tempo e gasto de dinheiro.

Promoção

Divulgação do produto. Com base no ditado popular “a propaganda é alma do negócio”, pode-se fazer um paralelo a esta parte do mix, pios é necessário anunciar seu produto para que o consumidor saiba o que irá adquirir.

A promoção é o conjunto de atividades envolvendo a divulgação do produto, que podem ser: publicidade, propaganda, promoção de vendas, ponto-de-venda, assessoria de imprensa, relações públicas, entre outros.

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