bobina de papel térmico: Por que o preço está subindo tanto

bobina de papel térmico: Por que o preço está subindo tanto

Um dos itens — a bobina de papel térmico — teve uma grande flutuação nos últimos meses, disparada por uma decisão do governo Chinês de fechar indústrias consideradas poluentes. No começo do ano percebemos um aumento global dos preços de diversos produtos ligados à indústria de papel e celulose, devido a um aumento do custo dos insumos: desde a polpa de celulose até produtos químicos utilizados no processamento do papel.

O que uma coisa tem a ver com a outra? Vamos entender como é feito o papel térmico.

O papel para impressão térmica é revestido por uma camada química de leuco dye (corante leuco). Esse corante é baseado em uma substância transparente, que, quando aquecida, muda de cor.

Quando a bobina de papel térmico passa pela impressora, o calor do cabeçote “ativa” o corante gerando a impressão.

Leia mais sobre como é feito o papel térmico, e as diferenças entre as bobinas no artigo “Papel térmico é tudo igual?”

O leuco dye está presente também nas etiquetas térmicas, como por exemplo as etiquetas para balanças, encontradas em açougues, padarias e mercados. Ou seja, toda impressão que não é feita com ribbon, mas diretamente sobre a etiqueta térmica utiliza algum tipo de corante leuco.

China é única produtora de corante leuco para bobinas de papel no mundo

Sabe quanto do leuco dye utilizado no mundo vem da China? Praticamente todo. Este mercado é tão centralizado que uma única indústria, a Connect Chemical, é responsável por 50% da produção mundial deste suprimento.

Em setembro do ano passado, o governo chinês anunciou mudanças na regulamentação ambiental, buscando uma política mais agressiva de controle de emissão de poluentes. O objetivo é controlar a situação ambiental do país, que se degrada a cada ano. Com a mudança, centenas de indústrias do país foram fechadas até que consigam se adequar às novas normas.

Com isso, a Connect Chemical, além de outras grandes fabricantes, como Chameleon Chemical, Fukang, foram fechadas inesperadamente, cortando 80% do suprimento de corante leuco no mundo todo. Embora algumas indústrias já tenham retomado parcialmente a produção, a Connect Chemical ainda não reabriu as portas.

Além da alta nos preços, o medo na indústria é de uma interrupção total no abastecimento. Diversas grandes fabricantes de papéis térmicos mantém um estoque baixo, suficiente para menos de um mês de produção.

Até o momento o risco de interrupção total é baixo, mas a estimativa de estabilização do preço e produção do papel térmico e das etiquetas térmicas é somente para o segundo semestre deste ano.

Por que o papel térmico está com cópia azul?

Com a falta do corante leuco preto, algumas fabricantes de papel térmico mudaram a cor da cópia para o azul em alguns produtos. Veja abaixo o anúncio em relação ao corante azul da Oji Papéis Especiais em relação aos papéis Thermoscript KPR 55, KPR 48 e Termobank 55.

A Bobina de papel térmico é utilizado em diversas indústrias

As etiquetas adesivas térmicas e as bobinas de papel são utilizados nas mais diversas indústrias, como na emissão de cupons fiscais e cupons não fiscais, na emissão de notas fiscais para o comércio, na criação de etiquetas para os correios, etiquetas de logística ou etiquetas para transporte.

E como etiquetas e bobinas são itens fundamentais no funcionamento de uma empresa, qualquer interrupção no fornecimento seria bastante preocupante. Muitas empresas não conseguem trabalhar sem etiquetas adesivas! Às vezes não é possível emitir uma nota fiscal, ou uma etiqueta de transporte para a logística.

Isso acontece principalmente porque o papel térmico é muito utilizado na impressão de etiquetas de códigos de barras, que são lidas por sistemas automatizados, que fazem a distribuição dos pacotes e até a verificação de falhas no processo de fabricação.

Fale conosco

Os campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Delta www.etiquetas.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×