Quando no final dos anos 80 a liderança de marca apaixonante se tornou um assunto importante entre empresários, muitos consideraram apenas um modismo que possivelmente não duraria até a década de 90. No entanto, todos os ramos da indústria começaram a perceber que a fidelidade a algum produto, a forte associação das pessoas com as marcas e o grande apelo nas vendas que poderia ser construído, apresentavam-se como fortes argumentos para que cada dia mais as marcas fossem valorizadas.
Torne sua marca apaixonante
Com as marcas ganhando cada vez mais importância no cenário mundial, surge a necessidade de algumas buscarem um reposicionamento. A constante aceleração do mercado, a força da concorrência e o anseio dos consumidores por algo novo, fizeram com que os empresários percebessem que apenas criar as marcas não seria mais suficiente, e assim iniciaram uma preocupação com adaptações dessas marcas aos cenários atuais. Esse reposicionamento exige muito esforço e gera algumas mudanças nas organizações, durante a reformulação pode-se apresentar pequenas adaptações ou até mesmo uma reconstrução total do conceito de cada marca, o que implicará diretamente na percepção que o consumidor terá diante da nova proposta.
Diagnóstico: abrange todo o estudo que deve ser realizado antes da reformulação da marca, como análise de mercado, posicionamento atual e objetivos futuros. Análise de concorrentes também é fundamental para buscar um novo posicionamento.
Decisão: refere-se a definição de opções para o futuro posicionamento, após realizadas as análises iniciais, formatam-se opções para que uma delas seja escolhida como a diretriz principal.
Implantação: passo final que compreende o que será entregue ao cliente final, a promessa da marca e a manutenção da fidelização dos clientes. Deve-se obter o controle da implementação através do composto de marketing, assim o monitoramento com suas devidas métricas torna-se essencial para o sucesso do reposicionamento.
Construir uma marca forte, com possibilidade de diferenciar-se da concorrência é o desejo de todo o gerente de marketing, mas para conseguir clientes fiéis e dispostos a pagar um preço mais elevado pelo seus produtos é necessário que possuam a capacidade de analisar e avaliar constantemente a marca em questão, realizando assim os ajustes necessários para alcançar o sucesso.
E nunca esqueçamos que tanto para a construção, quanto para a reformulação de uma marca, o que realmente precisamos encontrar é o sentido e o significado que esta nova marca terá. Reformulou o design do seu Rótulo? Vai imprimir? Contate-nos, teremos prazer em fazer parte da sua mudança.
“Além de atrair clientes apaixonados, conseguiremos que nossa marca apaixonante seja verdadeiramente capaz de transformar algo na nossa sociedade?” Arthur Bender