Dicas para personalizar seu Rótulo: O maior erro que pode ocorrer ao criar um rótulo é achar que ele deve ou serve para conter simplesmente as informações do produto. Sinceramente, se você pensar dessa maneira, estará perdendo boas oportunidades para vender mais ou fidelizar os seus clientes.
Aqui vão cinco dicas de como fazer rótulos personalizados do seu produto se destacar dos demais:
1– Criar uma marca forte para o seu produto:
Sempre temos a tendência a colocar em um produto o nome da nossa empresa entendendo que com uma marca mais forte ou antiga venderá mais. Nesse quesito precisamos avaliar diversas características como crescimento da linha, adequação da marca para o novo produto e principalmente afinidade conceitual do que é o produto e o que é sua empresa.
Sugiro pensar nesses quesitos e com isso criar de fato uma marca e um conceito para sua linha, vemos hoje grandes empresas que são gestoras de grandes marcas com Unilever, Nestlé, P&G, todas utilizam esses conceitos de forma bem consistente e de forma bem alinhada para criar produtos e rótulos personalizados que serão uma base para uma marca forte.
2- Evidencie as principais características:
Resuma as principais características de seus produtos e faça uma pesquisa com seus clientes para definir as maiores dúvidas ou os maiores pontos que definem pela compra. Com isso saberá o que de fato vale a pela colocar no seu rótulo para que criar algo bem alinhado com as expectativas dos clientes.
Outra dica para melhorar suas vendas é avaliar como seu produto é exposto. Se estiver junto com diversos produtos concorrentes, é interessante fazer esse mesmo trabalho, porém focado em diferenciar as principais características com relação aos seus principais concorrentes;
3- Defina a embalagem antes do rótulo e ajuste:
Defina a embalagem antes de personalizar seu Rótulo, assim poderá utilizar de forma bem mais profissional o espaço que pode ativar todas as dicas dadas anteriormente. Pense também que tanto a embalagem como o pacote tem que fazer parte da experiência que o seu cliente terá, com isso tem que pensar na melhor usabilidade e praticidade.
4- Distribua e crie uma hierarquia com as informações principais:
A partir das informações principais hierarquizadas, você precisará agora distribuir todas as informações, tanto técnicas como práticas e as de uso do produto em um local bem pequeno.
Entenda o perfil do seu produto, no sentido de ser fácil de usar ou não, se existem muitas dúvidas do uso ou de contra indicações. Não há como fazer rótulos personalizados sem pensar nestes detalhes antes!
Tente evidenciar e organizar o que de fato pode ajudar os cliente em toda a experiência que terão. Não é necessário, por exemplo, ter tudo sobre o produto de forma igualitária. O ideal seria dividir, por exemplo, em três partes:
- Como funciona: rápido e simples.
- Uma dica de uso ou um argumento de branding da sua marca.
- Informações técnica e legais, se necessário.
5- Defina uma forma de fidelizar o seu cliente:
Pense e analise toda a experiência. Tem algo melhor do que ser surpreendido? Exato! Pense com o que o cliente ficaria feliz: desde abrir o pacote de sorvete e achar uma espátula premiada até mesmo num sapato social e ter uma calçadeira. Coisas simples como esses exemplos, devem ser analisados no quesito recompra. Pense também em folhetos, cupons ou até mesmo dicas. O que é mais difícil é trazer um cliente novo, mantê-lo satisfeito é o melhor investimento que existe, porém, se analisar custos de curto prazo, sempre precisará gastar para trazer o cliente que perdeu.
Dicas para personalizar seu Rótulo
E nada como criar rótulos personalizados já pensando em tudo isso para que a fidelização também esteja presença no momento da compra!