Alguns fatos sobre a publicidade

Alguns fatos sobre a publicidade

Alguns fatos sobre a publicidade. Confira algumas coisas interessantes sobre essa área dominada pela criatividade.

 

1. Segundo um estudo da universidade York, as companhias farmacêuticas americanas gastam duas vezes mais com publicidade do que com pesquisa.

2. O preço de um spot de 30 segundos no Superbowl foi de 3,8 milhões de dólares em 2013 e em torno de US$ 4 milhões em 2014.

3. Mais de US$ 500 bilhões são gastos por ano em publicidade em todo o mundo.

4. Até atingir os 65 anos de idade, uma pessoa nos Estados Unidos já viu mais ou menos 2 milhões de comerciais de televisão.

5. A maioria dos relógios exibidos em anúncios mostram o horário 10:10, pois os ponteiros do relógio enquadram assim o nome da marca de relógios e formam um sorriso.

6. A Associação Americana de Psicologia (APA) relata que crianças com menos de 8 anos de idade não são capazes de compreender criticamente anúncios e que eles os consideram verdadeiros, precisos e imparciais.

7. Anunciantes muitas vezes usam uma técnica chamada “condição afetiva”: colocar o produto da publicidade ao lado de outras coisas que os consumidores possuem empatia. Por exemplo, um anúncio de detergente vai colocar sua marca com bebês, luz do sol, flores ou outros itens semelhantes. A repetição da marca com esses itens torna os consumidores mais afeitos a comprarem o detergente em questão.

8. Estudos mostram que a exposição repetida a um estímulo que é quase imperceptível cria um “efeito de exposição”, o que aumenta sentimentos positivos em relação ao objeto. Por exemplo, embora a maioria das pessoas não cliquem em banners, os anúncios ainda influenciam positivamente a forma como as pessoas se sentem sobre determinado produto. Na verdade, o efeito “wear out*” de banners não aparece mesmo depois de 20 exposições.

*O efeito “wear out”: o ponto alcançado quando uma campanha publicitária perde a sua eficácia, devido a repetição de anúncios.

9. Em propagandas para crianças, atores são tipicamente mais velhos do que o público-alvo. Por exemplo, um comercial para crianças de 8 anos vai mostrar modelos de 11 a 12 anos de idade se divertindo com um brinquedo para 8 anos de idade. Os anunciantes utilizam crianças mais velhas como uma imagem do que as crianças mais jovens querem ser.

10. Um novo estudo descobriu que a melhor estratégia para os anunciantes que tentam convencer um público cético é deixar os fatos de lado e se concentrar mais em anúncios emocionais. Por outro lado, verificou-se que aqueles que são menos céticos são mais persuadidos por anúncios baseados em informação.

11. A indústria que mais investe em publicidade é a de alimentos.

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