Finalizar arquivos para impressão

Finalizar arquivos para impressão

Finalizar arquivos para impressão

Finalizar arquivos para impressão: Digamos que o briefing para se fazer um folder institucional chega no núcleo de criação e então fazemos o famoso brainstorm (ou tempestade de ideias). Rascunhamos, pesquisamos referências, testamos cores, fontes, diagramações diferentes, pensamos no corte, na espessura e tipo do papel, nas dobras até que, aquela folha que no começo do processo estava inteiramente branca, agora está pronta para ser apresentada ao cliente. Este, após avaliar, sugere algumas alterações finais e aprova o layout que elaboramos.

Agora é só mandar para impressão.

Mas antes, devemos rever alguns pontos para que o material impresso fique exatamente como o cliente aprovou antes de finalizar arquivos para impressão. Pois bem, lembra que no começo do texto disse que esses cuidados devem ser tomados durante todo o processo de criação?

Imagine que junto com o briefing recebemos uma foto da fachada da empresa para ser usada no folder. Ok, encaixamos ela na primeira página, ocupando quase metade da folha. Na tela do computador ela parece perfeita, mas se não checarmos que a resolução está suficientemente boa, quando o material for impresso, corremos o risco dessa imagem ficar distorcida.

Mas aí você diz que viu a tempo e não mandou para a gráfica assim. Que alívio, não é verdade?! E tudo aquilo que diagramou pensando em utilizar a tal foto, deverá ser repensado? Já foi aprovado desta maneira, teoricamente era só mandar para gráfica. Eis um problema instalado.

E se produzirmos outra foto, no mesmo ângulo, só que em alta resolução? Seria uma solução, mas o evento que irão utilizar o folder já está chegando e não temos mais tempo. Este é apenas um exemplo do porquê é tão importante se atentar ao “fechamento” de um arquivo, não somente no seu fechamento.

4 Itens que merecem atenção

1- Resolução e cores

As imagens devem estar no mínimo com 250 dpi e as cores – tanto das imagens como de qualquer outro elemento que será impresso – precisam ser gerados em CMYK.

Em alguns casos, especialmente quando se produz os materiais para papelaria de uma empresa, além do CMYK, usamos cores Pantone para ser mais preciso nos tons. Não podemos confiar somente no que aparece na tela, porque dependerá de como o monitor foi calibrado. Assim, tenha sempre em mãos uma escala Pantone. Ainda a respeito das cores, evite usar fundos e fontes com tons muito parecidos, pois dependendo do tamanho, da qualidade de impressão e papel utilizado, a leitura ficará comprometida.

2- Sangria

A sangria é feita sempre de acordo com o que for imprimir, no caso de um folder por exemplo, deverá ter no mínimo 3 mm, ou 1 cm para um banner.

3- Verniz e cortes

No local que deseja verniz, facas especiais (cortes) e dobras devem ser indicados no arquivo. Usamos linhas contínuas para sinalizar os cortes e linhas pontilhadas para as dobras.

É aconselhável que os elementos estejam a pelo menos 4 mm de distância das margens, assegurando assim que não serão cortados durante a produção.

4- Fontes em curvas

Dependendo do que for produzir, o fornecedor precisará abrir o arquivo. Por isso, para que não haja surpresas, é necessário converter as fontes em curvas.

Mantendo a atenção nestes itens no momento de inserir os elementos no layout, a hora de finalizar o arquivo para impressão fica mais rápido e as chances de surgir imprevistos nesta etapa são quase nulas.

Fale conosco

Os campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Delta www.etiquetas.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×