Rótulos Autoadesivos – Reduzindo custos

Rótulos Autoadesivos – Reduzindo custos

Rótulos Autoadesivos – Reduzindo custos

Rótulos Autoadesivos: Qualquer empresa, de qualquer setor industrial que tenha como objetivo ter sucesso no mercado, necessita, alinhar seus programas de embalagem e de qualidade, focando os clientes e melhorando seus custos. O produto deve ter qualidade, desde a matéria prima, materiais agregados e até o projeto de suas embalagens. . A necessidade de inovações se evidencia em todos os processos. O produto e sua embalagem estão tão inter relacionados que não podem mais ser considerados um sem o outro. O produto não pode ser planejado separado da embalagem, que por sua vez, deve ser definida com base na logística de distribuição, aliada a engenharia de embalagem, marketing, comunicação, legislação, custos e concorrentes.

Máximo de atenção no controle de qualidade e custos

Assim, a nova realidade do mercado exige que as empresas dispensem o máximo de atenção no controle de qualidade e custos da embalagem de seus produtos. Quando falamos em redução de custos através do uso de Rótulos Autoadesivos ou mesmo In Mold Labels ou Sleeves, referimo-nos principalmente na economia da embalagem Master de polímero rígido ou semi-rígido, ou vidro, ou ainda metal ou compostos. Com a utilização de Rótulos de qualquer tipo, poderemos utilizar uma mesma embalagem para vários produtos, economizando os moldes para sua fabricação, reduzindo os estoques dentro do  almoxarifado. No caso de encomenda de embalagens “on-demand”, o espaço ocupado pela rotulagem diminui em relação à embalagem rígida, reduzindo os custos de material, mão de obra e estocagem. Além disso, o desperdício de embalagens não utilizadas, cai praticamente a “zero”.

Custo da rastreabilidade

Um outro item que é importante, principalmente para as indústrias de alimentos, farmacêuticos e veterinários, higiene e limpeza ,  agrotóxicos, químicos e derivados, é o custo da rastreabilidade, ou seja,  através do uso de rotulagem devidamente identificada, é possível, a qualquer momento, saber de onde veio, onde está e para onde vai qualquer produto. Isso é muito importante pois a OMS –  Organização Mundial de Saúde estima que as enfermidades causadas por alimentos e outros produtos contaminados ou com data de validade superada, constituem um dos problemas sanitários mais difundidos no mundo. A crescente industrialização e necessidade de identificação dos produtos fazem dos rótulos autoadesivos  um grande aliado para a redução dos riscos e , portanto também de custos.

O rótulo autoadesivo é  parte integrante da embalagem

Muito mais do que uma imagem que exibe uma ampla variedade de produtos, o rótulo autoadesivo é  parte integrante da embalagem, representando um diferencial perceptível aos olhos dos consumidores. No entanto, o custo-benefício da utilização deste tipo de visualização e identificação do produto é muito grande. Falamos aqui da redução de perdas na produção ou envasamento do produto principalmente  com relação ao quesito  paradas de máquina, quando comparado com o uso de  rótulos convencionais de papel ou latas com litogravuras.

Atrativos visuais da embalagem

Dos cerca de 20 mil produtos expostos nas prateleiras de Hipermercados, Farmácias e Lojas de Conveniência em Postos de Gasolina, estima-se que menos de 8% possuam propaganda na mídia (TV, revistas, outdoors, etc). Daí a necessidade de atrativos visuais da embalagem, dos quais o rótulo autoadesivo é um dos meios de grande importância com  baixo custo e que acaba tornando-se uma espécie de vendedor silencioso. A globalização promove uma oferta cada vez maior de produtos de todos os continentes, sendo que existe hoje em dia a exigência por parte da população da qualidade e do preço. A indústria de rótulos autoadesivos, sleeves e in mold labels, por sua vez, não é exceção. À medida que aumentam as exigências de qualidade e redução de custos de seus clientes, cresce igualmente a necessidade de fazer rótulos mais adequados, convenientes e competitivos. Em função destes fatores é que a indústria de Rótulos e Etiquetas autoadesivas se preocupa constantemente com a viabilização do uso de seus produtos, junto ao cliente final, oferecendo um material com custo-benefício adequado, dando ao cliente, suporte para a visualização da redução de seus custos, não só da embalagem, como também dos custos operacionais e de logística do cliente.

Aumento de seu impacto visual

As  embalagens de vidro, embora apresentem a vantagem de serem  100% recicláveis, tem um problema de peso, principalmente naquelas usadas nas indústrias de alimentos e bebidas. A tendência futura é  desenvolver vidros e garrafas mais leves e resistentes a um custo bastante competitivo. Uma das vantagens da embalagem de vidro é o aumento de seu impacto visual, no caso de muitos alimentos, podendo com isso contribuir com um aumento das vendas com relação às demais opções de embalagem. Com relação à decoração destes recipientes, em muitos casos ainda é feita  com gravação cerâmica (Applied Ceramic Label – ACL) e naturalmente com rótulos de papel. Existe hoje a tendência de substituição de ACL, por impressão com tintas atóxicas curadas com ultravioleta. Tradicionalmente, principalmente em produtos de altíssimo consumo como a cerveja, por exemplo, o rótulo por questões de custo e por ser uma garrafa retornável e reutilizada, é feito em papel.

“No Label Look”

Contudo, observa-se a substituição gradativa do vidro por PET, além do que, mesmo em vidro para produtos alimentícios, como em frascos de cosméticos em polímeros está sendo utilizado cada vez mais o rótulo autoadesivo do tipo “No Label Look” ou seja, “não parece rotulado”. Esta forma de rotulagem dá ao consumidor final, a impressão de que as embalagens, embora ricamente decoradas, não possuam rótulos, pois são de fundo transparente e com adesivos especiais praticamente imperceptíveis. Para muitos fabricantes de cosméticos, higiene e alimentos, o uso deste tipo de rótulo autoadesivo melhora a performance de vendas de seu produto, praticamente não influindo no preço de venda.

Custo da falsificação ou violação de produtos

Para finalizar, podemos citar ainda na indústria de conversão de autoadesivos, vários produtos que reduzem drasticamente de forma indireta o altíssimo custo da falsificação ou violação de produtos, principalmente na área de bebidas especiais (vinhos e destilados), cosméticos e indústria química em geral. Trata-se de Rótulos auto-adesivos especialmente desenvolvidos como Lacre Inviolável de difícil confecção por “leigos” e com eficácia já comprovada em diversos segmentos. Ainda para a indústria farmacêutica, temos a possibilidade da fabricação de Rótulos-Bula, que garantem economia na área de embalagem, bem como maior garantia de rastreabilidade dos componentes da embalagem, principalmente no processo interno do laboratório.

Por Thomaz Caspary

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