Rótulos e embalagens – oportunidades para empresas fabricantes

Rótulos e embalagens – oportunidades para empresas fabricantes

Rótulos e embalagens no setor de alimentos e bebidas

Rótulos e embalagens de alimentos e bebidas é mais que um simples invólucro. Ela desempenha diversas funções que interferem na validade, durabilidade, integridade, e até mesmo no potencial de venda do produto.

Principais funções das embalagens

As embalagens têm como função:

  •  conservar os alimentos, a fim de retardar reações que os alteram ou degradam;  
  • proteger os alimentos contra elementos externos para evitar contaminação;
  • facilitar o transporte para garantir que o produto chegue íntegro no destino;
  • informar o consumidor sobre ingredientes, produto, empresa etc.;
  • facilitar o consumo e manuseio do produto.

A embalagem funciona não somente como um elemento que contribui para a proteção e conservação do alimento, mas também como uma ferramenta de marketing. Embalagens com design que comunicam os valores da empresa induzem o consumo.

Importância das embalagens

Segundo estudo realizado com consumidores de cinco países (Alemanha, Brasil, China, EUA e França), o brasileiro é o que mais dá importância para a embalagem:

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Leitura de rótulos 

A preocupação crescente com a saúde e com produtos saudáveis tem impactado o desenvolvimento de um comportamento nos consumidores brasileiros: o de ler rótulos. De acordo com pesquisa da LatinPanel para a Associação Brasileira de Embalagens (Abre).

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O comportamento de ler rótulos irá crescer ainda mais nos próximos anos, por causa de alguns fatores como o aumento da obesidade na população brasileira e a procura por produtos saudáveis, em busca de melhor saúde e qualidade de vida.

Investimento em embalagens

As embalagens impactam diretamente os negócios, estando associada à perda de produtos por falta de proteção de agentes externos que reduzem a validade, ou por perda no transporte etc. O contrário também é válido, em que a embalagem impacta a geração de vendas por atrair o consumidor, por gerar uma melhor visualização do produto etc.

Legislação para embalagens e rótulos de alimentos e bebidas

São diversas as leis e regulamentações para embalagens de alimentos no Brasil. Elas regulam as embalagens para evitar contaminações e riscos à saúde do consumidor. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável por controlar e fiscalizar alimentos e embalagens no país.

Legislação de embalagens e rótulos

O principal regulamento para embalagens de alimentos é a Resolução – RDC n. 91, de 2001, que aprova o Regulamento Técnico “Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos”. Além desse, existem diversas regulamentações específicas para tipos de matérias de embalagens, como:

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Informações obrigatórias em rótulos

  • identificação do lote;
  • prazo de validade;
  • quantidade;
  • instruções de uso;
  • contato do serviço de atendimento ao consumidor;
  • CNPJ do fabricante/produtor/importador/distribuidor;
  • endereço do fabricante/produtor/importador/distribuidor;
  • cuidados de conservação;
  • lista de ingredientes;
  • declaração de valor calórico, nutrientes,  componentes, aditivos alimentares etc.

Confira também as RDCs:

  • 26, de 2015, que dispõe sobre rotulagem obrigatória para alimentos que causam alergias. Alguns alimentos englobados são: trigo, crustáceos, amendoim, soja, leites, castanhas, entre outros.
  • 136, de 2017, que define como as informações de lactose devem ser inseridas no rótulo. Fabricantes são obrigados a informar em seus rótulos a presença de lactose.

Discussões em andamento

Motivado pelo crescente índice de obesidade na população brasileira, um trabalho que estuda formas de tornar os rótulos mais simples e compreensíveis tem sido realizado na Anvisa, cujo objetivo é ajudar as pessoas a tomar decisões saudáveis.

Modelos de rotulagem

Existem dois modelos de rotulagem que estão sendo discutidos: 

  • Modelo de rotulagem semafórica: ingredientes recebem classificações em cores, que podem ser verde (quantidade dentro dos limites recomendados), amarelo (nível um pouco acima do recomendado) ou vermelho (muito além do recomendado).
  • Modelo de rotulagem do Chile: informa níveis de sódio, gordura e açúcar, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são inseridas em formas pretas na parte frontal da embalagem.

Existem vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. As empresas devem acompanhar as discussões e atentar para a atualização de suas embalagens.

Matérias-primas e formatos para embalagens e rótulos de alimentos e bebida

As embalagens cumprem, basicamente, duas funções: proteção e conservação do alimento e ferramenta para a estratégia de marketing da empresa. Cores, formatos e fontes utilizados nas embalagens contribuem para que o consumidor reconheça a marca. Enquanto o tipo de material utilizado na embalagem garante a validade e a integridade do produto.

Existem alguns aspectos que podem ser atendidos quando pensar em desenvolver a embalagem para o seu produto e que irão ajudar a utilizar a embalagem de forma estratégica:

  • criar um formato diferenciado para se destacar nas prateleiras, podendo ser único ou de um personagem;
  • criar uma embalagem que facilite o consumo do alimento;
  • desenvolver uma embalagem que se comunique com o seu público-alvo;
  • optar por materiais que possibilitem a reutilização da embalagem. Interessante investir no design da embalagem, para que seja como uma propaganda passiva do produto.

Matérias-primas para embalagens

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Tipos de produtos e embalagens

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Quando for desenvolver a embalagem do seu produto, considere:

  • Quem é o seu público?
  • Que valores quer transmitir com a embalagem?
  • Que tipo é o seu produto (básico, premium)?
  • Como o seu produto é consumido (como snack, refeição, sobremesa)?
  • O que pode ser feito para tornar a embalagem prática?

Acesse o Brasil Food Trends 2020 para conhecer as tendências no mercado da alimentação para os próximos anos. A publicação explora nichos de mercado que irão se desenvolver, sendo relevante para conhecer o comportamento do consumidor e o que ele valoriza.

Sustentabilidade

Impactos das embalagens e tendências

O grande volume de lixo gerado pelas embalagens e o longo tempo de degradação de alguns materiais são algumas das razões do porquê a sustentabilidade é tema recorrente quando o tema é embalagens.

Tendências sustentáveis em embalagens

Empresas do mundo inteiro têm desenvolvido embalagens sustentáveis com diferentes características e funções, apostando naquelas que:

  • contêm materiais que podem ser reciclados;
  • podem ser reutilizáveis, como compotas de vidro e garrafas metálicas;
  • são biodegradáveis, o que significa que são absorvidas pelo meio ambiente;
  • dispensam o uso de rótulos que impactam o meio ambiente;
  • são produzidas com a mínima quantidade de materiais possível; entre outros.

Vantagens das embalagens sustentáveis

Adotar embalagens sustentáveis tem várias vantagens:

  • melhoria da imagem e aumento da credibilidade da empresa no mercado;
  • diferenciação do produto, da empresa e da embalagem;
  • atração e fidelização de um público diferenciado, preocupado com o meio ambiente;
  • aumento da eficiência do uso de materiais, reduzindo perdas e desperdícios;
  • inclusão de selos e certificações, que são reconhecidos mundo afora.

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Oportunidades de negócios para empresas da cadeia de embalagens

As embalagens geram oportunidades de negócios não somente para a empresa que fabrica os alimentos e os comercializa, mas para toda uma cadeia produtiva.

Oportunidades de negócios

  • Fábrica de embalagens: embalagens personalizadas e que sejam únicas no mercado (como um formato novo) geram demandas para fabricantes de embalagens desenvolverem maquinário próprio.
  • Distribuidores de embalagens: o redesenho pode gerar demandas para distribuidores, que podem fornecer diferentes tipos de embalagens que existem no mercado.
  • Fornecedores de matéria-prima: para a fabricação das embalagens e rótulos.
  • Designers: para desenvolver embalagens que utilizem pouca matéria-prima, sejam funcionais e práticas, atraentes, e que se comuniquem com o público-alvo.
  • Profissionais de marketing: para que o lançamento de uma nova embalagem seja comunicado de forma estratégica, maximizando os resultados desse investimento.
  • Mercados de bairro: podem desenvolver ações que potencializam as vendas dos produtos, a partir da educação do consumidor para a leitura e compreensão de rótulos, ou ações em parcerias com as empresas fabricantes de alimentos, por exemplo.
  • Consultorias de empresas: para avaliar e orientar empresas que buscam certificações, que podem ser comunicadas por meio das embalagens, agregando valor à marca e aos produtos da empresa.
  • Demais empresas: que podem desenvolver soluções que contribuem para a diferenciação da embalagem e da empresa no mercado. Por exemplo, empresa de tecnologia que pode desenvolver solução para ser incorporada na embalagem e oferecer mais transparência nos processos.

Casos de sucesso – Redesenho de embalagem

Para mostrar a importância que as embalagens têm sobre os negócios, apresentamos o caso de duas empresas de Santa Catarina que investiram no redesenho de suas embalagens e viram as vendas crescerem.

Dunati Alimentos Saudáveis, de São José (SC)

A empresa fabrica comida natural congelada. São mais de 30 pratos, como strogonoff de soja e torta de espinafre e ricota. Embora os produtos sejam de qualidade, a empresa enfrentou problemas para expandir a marca. Foi quando buscaram a assessoria do Sebrae, que recomendou mudar as embalagens. As novas embalagens destacam os ingredientes naturais e saudáveis, deram mais visibilidade e credibilidade para os produtos da empresa, o que gerou resultados excelentes: o primeiro pedido após o lançamento da nova embalagem foi 57% maior que os pedidos anteriores; as encomendas triplicaram; a produção aumentou de 500 quilos para 10 toneladas por mês. Além disso, a nova embalagem venceu o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira.

Marithimu’s Frutos do Mar, de Garuva (SC)

Criada em 2006, dentro de uma incubadora na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a empresa comercializa ostras, mexilhões, peixes e polvos defumados em conserva. São produtos premium, voltados a um mercado elitizado, valor que a primeira embalagem não transmitia. O redesenho da embalagem ocorreu em 2011. A nova embalagem ganhou Prêmio Abre da Embalagem Brasileira naquele ano e os resultados para a empresa foram o aumento nas vendas em 60% no primeiro mês após o lançamento, e um aumento de 20% no número de clientes.

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Ações recomendadas

  • Mantenha-se atualizado no mercado de embalagens para verificar novas regulamentações, tecnologias e materiais utilizados por empresas. Para tanto, acompanhe as atualizações de sites como da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Embalagem Sustentável, e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
  • Busque capacitações para desenvolver o seu negócio. O Sebrae oferece cursos presenciais e a distância que podem ser relevantes ao seu negócio.
  • Participe de eventos da área para conhecer tendências, informações de mercado e pessoas.

O relatório é produzido e elaborado pelo SIS (Sistema de Inteligência Setorial) do Sebrae.

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