Rótulos e embalagens no setor de alimentos e bebidas
Rótulos e embalagens de alimentos e bebidas é mais que um simples invólucro. Ela desempenha diversas funções que interferem na validade, durabilidade, integridade, e até mesmo no potencial de venda do produto.
Principais funções das embalagens
As embalagens têm como função:
- conservar os alimentos, a fim de retardar reações que os alteram ou degradam;
- proteger os alimentos contra elementos externos para evitar contaminação;
- facilitar o transporte para garantir que o produto chegue íntegro no destino;
- informar o consumidor sobre ingredientes, produto, empresa etc.;
- facilitar o consumo e manuseio do produto.
A embalagem funciona não somente como um elemento que contribui para a proteção e conservação do alimento, mas também como uma ferramenta de marketing. Embalagens com design que comunicam os valores da empresa induzem o consumo.
Importância das embalagens
Segundo estudo realizado com consumidores de cinco países (Alemanha, Brasil, China, EUA e França), o brasileiro é o que mais dá importância para a embalagem:
Leitura de rótulos
A preocupação crescente com a saúde e com produtos saudáveis tem impactado o desenvolvimento de um comportamento nos consumidores brasileiros: o de ler rótulos. De acordo com pesquisa da LatinPanel para a Associação Brasileira de Embalagens (Abre).
O comportamento de ler rótulos irá crescer ainda mais nos próximos anos, por causa de alguns fatores como o aumento da obesidade na população brasileira e a procura por produtos saudáveis, em busca de melhor saúde e qualidade de vida.
Investimento em embalagens
As embalagens impactam diretamente os negócios, estando associada à perda de produtos por falta de proteção de agentes externos que reduzem a validade, ou por perda no transporte etc. O contrário também é válido, em que a embalagem impacta a geração de vendas por atrair o consumidor, por gerar uma melhor visualização do produto etc.
Legislação para embalagens e rótulos de alimentos e bebidas
São diversas as leis e regulamentações para embalagens de alimentos no Brasil. Elas regulam as embalagens para evitar contaminações e riscos à saúde do consumidor. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável por controlar e fiscalizar alimentos e embalagens no país.
Legislação de embalagens e rótulos
O principal regulamento para embalagens de alimentos é a Resolução – RDC n. 91, de 2001, que aprova o Regulamento Técnico “Critérios Gerais e Classificação de Materiais para Embalagens e Equipamentos em Contato com Alimentos”. Além desse, existem diversas regulamentações específicas para tipos de matérias de embalagens, como:
Informações obrigatórias em rótulos
- identificação do lote;
- prazo de validade;
- quantidade;
- instruções de uso;
- contato do serviço de atendimento ao consumidor;
- CNPJ do fabricante/produtor/importador/distribuidor;
- endereço do fabricante/produtor/importador/distribuidor;
- cuidados de conservação;
- lista de ingredientes;
- declaração de valor calórico, nutrientes, componentes, aditivos alimentares etc.
Confira também as RDCs:
- 26, de 2015, que dispõe sobre rotulagem obrigatória para alimentos que causam alergias. Alguns alimentos englobados são: trigo, crustáceos, amendoim, soja, leites, castanhas, entre outros.
- 136, de 2017, que define como as informações de lactose devem ser inseridas no rótulo. Fabricantes são obrigados a informar em seus rótulos a presença de lactose.
Discussões em andamento
Motivado pelo crescente índice de obesidade na população brasileira, um trabalho que estuda formas de tornar os rótulos mais simples e compreensíveis tem sido realizado na Anvisa, cujo objetivo é ajudar as pessoas a tomar decisões saudáveis.
Modelos de rotulagem
Existem dois modelos de rotulagem que estão sendo discutidos:
- Modelo de rotulagem semafórica: ingredientes recebem classificações em cores, que podem ser verde (quantidade dentro dos limites recomendados), amarelo (nível um pouco acima do recomendado) ou vermelho (muito além do recomendado).
- Modelo de rotulagem do Chile: informa níveis de sódio, gordura e açúcar, conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações são inseridas em formas pretas na parte frontal da embalagem.
Existem vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. As empresas devem acompanhar as discussões e atentar para a atualização de suas embalagens.
Matérias-primas e formatos para embalagens e rótulos de alimentos e bebida
As embalagens cumprem, basicamente, duas funções: proteção e conservação do alimento e ferramenta para a estratégia de marketing da empresa. Cores, formatos e fontes utilizados nas embalagens contribuem para que o consumidor reconheça a marca. Enquanto o tipo de material utilizado na embalagem garante a validade e a integridade do produto.
Existem alguns aspectos que podem ser atendidos quando pensar em desenvolver a embalagem para o seu produto e que irão ajudar a utilizar a embalagem de forma estratégica:
- criar um formato diferenciado para se destacar nas prateleiras, podendo ser único ou de um personagem;
- criar uma embalagem que facilite o consumo do alimento;
- desenvolver uma embalagem que se comunique com o seu público-alvo;
- optar por materiais que possibilitem a reutilização da embalagem. Interessante investir no design da embalagem, para que seja como uma propaganda passiva do produto.
Matérias-primas para embalagens
Tipos de produtos e embalagens
Quando for desenvolver a embalagem do seu produto, considere:
- Quem é o seu público?
- Que valores quer transmitir com a embalagem?
- Que tipo é o seu produto (básico, premium)?
- Como o seu produto é consumido (como snack, refeição, sobremesa)?
- O que pode ser feito para tornar a embalagem prática?
Acesse o Brasil Food Trends 2020 para conhecer as tendências no mercado da alimentação para os próximos anos. A publicação explora nichos de mercado que irão se desenvolver, sendo relevante para conhecer o comportamento do consumidor e o que ele valoriza.
Sustentabilidade
Impactos das embalagens e tendências
O grande volume de lixo gerado pelas embalagens e o longo tempo de degradação de alguns materiais são algumas das razões do porquê a sustentabilidade é tema recorrente quando o tema é embalagens.
Tendências sustentáveis em embalagens
Empresas do mundo inteiro têm desenvolvido embalagens sustentáveis com diferentes características e funções, apostando naquelas que:
- contêm materiais que podem ser reciclados;
- podem ser reutilizáveis, como compotas de vidro e garrafas metálicas;
- são biodegradáveis, o que significa que são absorvidas pelo meio ambiente;
- dispensam o uso de rótulos que impactam o meio ambiente;
- são produzidas com a mínima quantidade de materiais possível; entre outros.
Vantagens das embalagens sustentáveis
Adotar embalagens sustentáveis tem várias vantagens:
- melhoria da imagem e aumento da credibilidade da empresa no mercado;
- diferenciação do produto, da empresa e da embalagem;
- atração e fidelização de um público diferenciado, preocupado com o meio ambiente;
- aumento da eficiência do uso de materiais, reduzindo perdas e desperdícios;
- inclusão de selos e certificações, que são reconhecidos mundo afora.
Oportunidades de negócios para empresas da cadeia de embalagens
As embalagens geram oportunidades de negócios não somente para a empresa que fabrica os alimentos e os comercializa, mas para toda uma cadeia produtiva.
Oportunidades de negócios
- Fábrica de embalagens: embalagens personalizadas e que sejam únicas no mercado (como um formato novo) geram demandas para fabricantes de embalagens desenvolverem maquinário próprio.
- Distribuidores de embalagens: o redesenho pode gerar demandas para distribuidores, que podem fornecer diferentes tipos de embalagens que existem no mercado.
- Fornecedores de matéria-prima: para a fabricação das embalagens e rótulos.
- Designers: para desenvolver embalagens que utilizem pouca matéria-prima, sejam funcionais e práticas, atraentes, e que se comuniquem com o público-alvo.
- Profissionais de marketing: para que o lançamento de uma nova embalagem seja comunicado de forma estratégica, maximizando os resultados desse investimento.
- Mercados de bairro: podem desenvolver ações que potencializam as vendas dos produtos, a partir da educação do consumidor para a leitura e compreensão de rótulos, ou ações em parcerias com as empresas fabricantes de alimentos, por exemplo.
- Consultorias de empresas: para avaliar e orientar empresas que buscam certificações, que podem ser comunicadas por meio das embalagens, agregando valor à marca e aos produtos da empresa.
- Demais empresas: que podem desenvolver soluções que contribuem para a diferenciação da embalagem e da empresa no mercado. Por exemplo, empresa de tecnologia que pode desenvolver solução para ser incorporada na embalagem e oferecer mais transparência nos processos.
Casos de sucesso – Redesenho de embalagem
Para mostrar a importância que as embalagens têm sobre os negócios, apresentamos o caso de duas empresas de Santa Catarina que investiram no redesenho de suas embalagens e viram as vendas crescerem.
Dunati Alimentos Saudáveis, de São José (SC)
A empresa fabrica comida natural congelada. São mais de 30 pratos, como strogonoff de soja e torta de espinafre e ricota. Embora os produtos sejam de qualidade, a empresa enfrentou problemas para expandir a marca. Foi quando buscaram a assessoria do Sebrae, que recomendou mudar as embalagens. As novas embalagens destacam os ingredientes naturais e saudáveis, deram mais visibilidade e credibilidade para os produtos da empresa, o que gerou resultados excelentes: o primeiro pedido após o lançamento da nova embalagem foi 57% maior que os pedidos anteriores; as encomendas triplicaram; a produção aumentou de 500 quilos para 10 toneladas por mês. Além disso, a nova embalagem venceu o Prêmio Abre da Embalagem Brasileira.
Marithimu’s Frutos do Mar, de Garuva (SC)
Criada em 2006, dentro de uma incubadora na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a empresa comercializa ostras, mexilhões, peixes e polvos defumados em conserva. São produtos premium, voltados a um mercado elitizado, valor que a primeira embalagem não transmitia. O redesenho da embalagem ocorreu em 2011. A nova embalagem ganhou Prêmio Abre da Embalagem Brasileira naquele ano e os resultados para a empresa foram o aumento nas vendas em 60% no primeiro mês após o lançamento, e um aumento de 20% no número de clientes.
Ações recomendadas
- Mantenha-se atualizado no mercado de embalagens para verificar novas regulamentações, tecnologias e materiais utilizados por empresas. Para tanto, acompanhe as atualizações de sites como da Associação Brasileira de Embalagem (Abre), Embalagem Sustentável, e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Busque capacitações para desenvolver o seu negócio. O Sebrae oferece cursos presenciais e a distância que podem ser relevantes ao seu negócio.
- Participe de eventos da área para conhecer tendências, informações de mercado e pessoas.
O relatório é produzido e elaborado pelo SIS (Sistema de Inteligência Setorial) do Sebrae.