Quem trata o design corporativo como uma mera etapa burocrática para colocar sua empresa no mercado está fadado a ver sua marca cair no esquecimento do público-alvo e perder muitos negócios. Em parte, porque a identidade visual de uma empresa é mais que uma ferramenta de comunicação: é o DNA da sua marca. E quando o empreendedor compreende a relevância disso para atingir seus resultados, as chances de criar um legado que vai durar muito para o consumidor são muito maiores.
Quer saber como desenvolver o design corporativo de sua empresa? A seguir, separamos algumas dicas bastante relevantes e que todo empresário deveria pôr em prática.
Design corporativo: a importância de se diferenciar
O design corporativo usado por sua empresa será a maneira pela qual seu público vai identificar sua marca, seus diferenciais e o seu posicionamento de mercado.
Assim, na hora de criar seu logo, escolher as cores de sua empresa, os tipos de letras que vai empregar, as formas e os grafismo que vão compor a identidade visual de sua marca, tenha os cuidados necessários para alcançar os melhores resultados.
É fundamental que todos estes elementos de design correspondam aos valores e a oferta de valor que sua empresa quer passar para seu público.
Como construir uma identidade com o design corporativo
Quer entender a importância de um design corporativo? Então, pense em quantas marcas você consegue se lembrar do logotipo, de suas cores predominantes, da linguagem e do tom de suas peças de comunicação…
Tudo é influência direta do cuidado tomado em construir uma identidade visual corporativa. Para o consumidor, isso se traduz em lembrar, imediatamente, de uma empresa e não em outra. A sua, de preferência!
Consequentemente, você trabalha um relacionamento muito mais sólido com o seu público-alvo. Não se trata, portanto, de escolher as cores que chamem mais atenção, mas em aproximar os seus valores daquilo que o seu consumidor mais procura — e em cumprir as promessas feitas por esses valores explícitos em seu design corporativo.
Como elaborar um design corporativo
Tudo se inicia na história de sua própria empresa e nos valores que você mais preza e utilizou para construir a sua marca.
Isso, consequentemente, deve transbordar em seu design corporativo, trabalhando a mensagem com coerência, transparência e objetividade.
Usualmente, você deve trabalhar os seguintes elementos e definir as melhores formas de refletir seu posicionamento de marca, seu branding, em cada um deles:
Logotipo
É o símbolo de sua empresa, aquilo que o consumidor e a concorrência vão usar para reconhecer, de imediato, o que — e quem — ele representa, posicionando sua marca em seus corações e mentes.
Paleta de cores
Trata-se da escolha de cores que melhor traduzem a essência de sua empresa, Ela vai acompanhar, inclusive, a sua marca em todo tipo de comunicação, tanto interna quanto externa, expondo em cores as melhores qualidades do seu negócio.
Tipografia
Além das cores, as fontes também importam bastante na mensagem passada ao público. Para o design corporativo, é importante que ela seja clara e funcione bem em todo tipo de impressão para gerar a fácil compreensão de quem estiver lendo.
Além disso, diferentes tipos de fontes de letras passam diferentes mensagens. Letras mais grossas transparecem solidez; mais finas passam a ideia de cuidado e tecnologia; tipos itálicos (inclinados) costuma ser usados para indicar movimento e velocidade.
Linguagem
Pense em como a Harley Davidson, o McDonalds, a Apple e outras marcas se relacionam com o seu público e perceberá que cada uma adota uma mensagem e tons específicos.
Pois o mesmo deve ser feito em sua empresa, visando gerar uma identificação cada vez mais profunda com o público. E isso pode ir desde o atendimento presencial aos comunicados internos e campanhas publicitárias, primando pelas coerência, coesão e transparência. Isso tudo influencia no design corporativo e na forma de sua empresa ser entendida pelos consumidores e clientes.
Como começar a construir o design corporativo
Como deve ter dado para perceber, o design corporativo se estende entre os principais aspectos da fundação da sua empresa, e ele estará presente em todos os canais de comunicação.
Além disso, ele funciona como uma verdadeira representação da personalidade do seu negócio. Aquilo que você deseja que os clientes e clientes em potencial percebam, e se relacionem cada vez mais com essas qualidades.
Para isso, é importante começar internamente, expondo aos colaboradores tudo aquilo que você deseja transmitir em sua empresa. Consequentemente, eles passarão a aplicar em todas as etapas produtivas.
Quando esses valores já estiverem impressos no dia a dia deles, a exteriorização vai ser uma simples e natural consequência do bom trabalho promovido internamente. Logo, é de se esperar que parceiros, fornecedores, a concorrência e, claro, os consumidores percebam isso.
Deu para entender a grande relevância do design corporativo e como trabalhar isso desde os primórdios de sua empresa? Caso tenha alguma outra dica para promover esse trabalho e destacar cada vez mais a sua marca no imaginário do consumidor, compartilhe conosco, no campo de comentários!