Rótulos de alimentos: lendo as embalagens

Rótulos de alimentos: lendo as embalagens

Rótulos de alimentos estão nas embalagens dos produtos e não é à toa! Mas você sabe a utilidade dos rótulos das embalagens? Eles não têm apenas a finalidade de fazer o consumidor se interessar pelo produto. Na verdade, sua principal função é informar sobre as características e propriedades nutricionais do produto que estamos prestes a consumir. Por ser uma forma de comunicação entre a empresa e nós consumidores, o rótulo deve ser claro e objetivo, facilitando o correto entendimento das informações pelo consumidor.

Apesar de muitas pessoas consultarem os rótulos dos alimentos, nem todo mundo entende as informações que estão expressas nele. Daí a importância das informações serem colocadas de forma simples e clara.

Confira algumas informações que devem estar presentes nos rótulos das embalagens:

  • Lista de ingredientes: sempre colocada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade na formulação do produto e o último é o que está em menor quantidade;
  • Origem: informações sobre o fabricante do produto e onde esse produto foi fabricado;
  • Prazo de validade;
  • Conteúdo líquido: quantidade de produto dentro da embalagem;
  • Lote: forma de controle da produção, caso haja algum problema com o produto.

Qual a importância de ler rótulos de alimentos?

Você observa a parte nutricional o rótulos de alimentos? Se sua resposta foi não, está na hora de começar a prestar mais atenção aos rótulos das embalagens. O rótulo é um meio de informação no qual encontramos informações sobre os produtos, como sua composição, valor nutricional, etc.

O rótulo nutricional dos produtos deve seguir algumas regrinhas básicas na hora de apresentar as informações nutricionais para nós consumidores, como conter:

  • Valor energético: representa a energia produzida pelo nosso corpo a partir do consumo daquela porção de alimento, são as famosas calorias (kcal);
  • Carboidratos: fornecem energia para o nosso organismo, comumente encontrados em massas, pães, biscoitos, etc.;
  • Proteínas: são responsáveis pela construção e manutenção do nosso organismo, encontradas em carnes, ovos, leites, etc.;
  • Gorduras Totais: é a soma de todas as gorduras encontradas no alimento;
  • Gorduras Saturadas: é um tipo de gordura encontrada em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser limitado, pois pode acarretar riscos à saúde, principalmente a do coração;
  • Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: tipo de gordura encontrada em alimentos industrializados como margarinas, sorvetes, biscoitos, etc., que também deve ser consumida com moderação;
  • Fibra Alimentar: está presente em alimentos como frutas e cereais integrais e auxiliam no bom funcionamento intestinal;
  • Sódio: faz parte da composição do sal de cozinha e de alimentos industrializados. Seu consumo em excesso pode propiciar o aumento da pressão arterial.

O que são “valores diários” (VD)?

De acordo com a ANVISA, os “Valores Diários são as quantidades dos nutrientes que a população deve consumir para ter uma alimentação saudável. Para cada nutriente temos um valor diário diferente”. Entretanto, não existe declaração de valores diários para gorduras monoinsaturadas, poli-insaturadas e trans, podendo constar a seguinte frase no rotulo: “Valor Diário não estabelecido” ou “VD não estabelecido”.

Contém glúten/Não glúten: afinal, glúten é prejudicial?

O glúten é uma proteína presente em alimentos como trigo, aveia, cevada, centeio e malte, sendo assim, pode ser encontrado em produtos como pães, bolos, biscoitos, etc. Porém, o glúten não oferece nenhum risco à saúde, a não ser que você apresente doença celíaca (intolerância ao glúten). Desta forma, a informação “contém glúten” ou “não contém glúten” é obrigatória.

Fique atento!

  • Vale lembrar que alguns produtos podem apresentar, ainda, vitaminas, minerais, ácidos graxos poli-insaturados, monoinsaturados, etc., devendo aparecer no rótulo dos alimentos!
  • As informações declaradas no rótulo estão expressas em porções, por exemplo (2g – 1 colher de chá). Sendo assim, a quantidade de calorias e nutrientes expressos no rótulo, na maioria das vezes, não são equivalentes ao produto como um todo, e sim de uma parte de seu consumo!
  • Uma dica importante na hora de escolher um produto é compará-lo com alimentos similares, assim você poderá optar pela escolha mais saudável!

Até a próxima gente!

Fale conosco

Os campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Delta www.etiquetas.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×