Rótulos de cosméticos: Anvisa Alerta

Rótulos de cosméticos: Anvisa Alerta

Rótulos de cosméticos

Em primeiro lugar o consumidor deve verificar, antes de adquirir, se o produto tem registro na Anvisa checando as informações que vem nos rótulos de cosméticos, que deve trazer o número do registro ou autorização. Rejeite qualquer fórmula caseira, pois não há a menor segurança quanto aos ingredientes e forma de preparo desses produtos. Em seguida leia atentamente a rotulagem para verificar a data de validade e todas as informações quanto ao uso e advertências específicas.

As pessoas que tem alergia a alguma substância específica devem observar os ingredientes que contam no rótulo ou procurar orientação médica. Os produtos cosméticos devem ser seguros e não causar dano à população, desde que usados corretamente. Ao sinal de alguma reação, suspenda o uso e procure um médico, contate a empresa, a Anvisa ou a vigilância local.

2) Qual a importância de ler  os rótulos e seguir as instruções?

Os produtos são seguros desde que usados conforme as instruções, respeitando as advertências se for o caso.

3) Quais são as normas que os fabricantes do setor seguem para elaborar os rótulos? Quais são os requisitos mínimos no rótulo?

Há uma série de normas. Dentre elas as principais são a RDC 211 de 2005 e RDC 343 de 2005 que trazem os alertas necessários e informações obrigatórias. Elas podem variar de acordo com o tipo de produto cosmético sobre o qual estamos falando.

4) Por que, de maneira geral, as informações sobre a composição são colocadas no rótulo de forma tão técnica? A composição do produto não deveria ser mais clara e explicar para que serve cada item que faz parte da composição do produto? O que a Anvisa está fazendo para melhorar a forma como as informações são passadas aos consumidores, uma vez que o Código de Defesa do Consumidor (artigo 6, inciso III) determina que as informações devem ser claras e adequadas?

As substâncias que compõem o produto aparecem no rótulo de acordo com o nome pelo qual são conhecidas. Explicar qual a função de cada componente da fórmula do produto não acrescentaria nada ao consumidor, pois a função de determinada substância pode não estar diretamente ligada a finalidade do produto. Além disso, essas explicações seriam inviáveis já que os rótulos possuem limitações físicas.

O mais importante para o consumidor é estar atento às orientações de uso. Os cuidados a serem observados estão de forma clara e precisa. A composição do produto traz informações importantes e de fácil acesso a qualquer profissional de saúde. Produto de maior complexidade trazem instruções detalhadas como, por exemplo, protetor solar, tinturas para cabelo e alisantes.

5) Recomendações finais.

Não utilize produtos clandestinos e nem fórmulas caseiras.

>Quer produzir um rótulo para seu cosmético? Não tem conhecimento na área? Fale Conosco: atendimento@etiquetas.com.br ou www.etiquetas.com.br/contatos

Fale conosco

Os campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Delta www.etiquetas.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×