PDV: Aumente suas vendas

PDV: Aumente suas vendas

Difícil se interessar e querer entrar para “dar uma olhada”, quando a apresentação do PDV, o ponto de vendas não é das melhores, certo? Qual é a chance de você comprar algum produto em uma loja velha, escura e mal decorada?  E isso porque, no mundo dos negócios, o ditado é lei: não basta ser, é preciso parecer. É preciso caprichar na atração! Nossas dicas te ensinam tudo o que você precisa para aumentar as vendas no PDV e tornar a marca um sucesso!

A importância do PDV

O PDV, traduzido do inglês Point of Sale, é um termo que, apesar de ter se popularizado recentemente, faz referência a uma prática antiga. Um PDV de qualidade inclui todos os detalhes mais sutis que constroem uma atmosfera positiva para fazer a ponte entre o cliente e a marca.

Quando está na frente das gôndolas, o consumidor também escolhe produtos. Ao ver algo que o interessa, a decisão de comprar é rápida, motivada por fatores emocionais e intuitivos.

Se o seu ponto de venda não dispõe os produtos de forma a chamar a atenção do target, acaba perdendo vendas.

Se até alguns anos a TV e o rádio promoviam grandes divulgações, o ritmo acelerado da vida nas grandes metrópoles despercebe esses meios de comunicação.

As compras são mais impulsivas, o que aumenta a importância do PDV, já que é de frente para as gôndolas que ele decidirá comprar ou não.

Como aumentar as vendas no PDV

A construção de um relacionamento emocional entre o consumidor e uma empresa começa no primeiro contato com a loja. Por isso, o PDV deve se preocupar em confortar os clientes e oferecer a melhor experiência de compras. A seguir, confira 6 dicas dentro dessa perspectiva:

1. Conheça a fundo seu público-alvo

Antes de se lançar no mercado, a marca precisa traçar um perfil do seu cliente potencial. Nesse estudo, idade, sexo, tíquete médio, condição econômica e preferências do consumidor são pontos relevantes que ajudarão a moldar o que chamamos de persona.

É hora de tirar esses dados da gaveta! Um bom PDV é aquele que gera uma relação afetiva com o cliente. Afinal, é no ponto e venda que o consumidor tomará suas decisões de compra. Toda a ambientação deve condizer com o perfil da persona.

É claro que o comportamento do consumidor passa por transformações. Para acompanhá-las, o ideal é sempre manter registros dos hábitos e preferências de seus compradores. Assim, você garante que a marca tenha um mix de produtos e uma ambientação que casem com o perfil do target.

2. Capriche na cenografia do ponto de venda

Se a sua clientela tem como característica o perfil moderno e o consumo de novidades, não é condizente apostar em uma decoração com móveis coloniais no PDV, certo? O projeto de decoração, bem como toda a identidade visual da empresa, deve respeitar a circulação dos consumidores e, claro, o gosto do cliente.

Pequenos cuidados não podem passar despercebidos: a iluminação, por exemplo, é um fator determinante. Se bem aplicada, a luz é capaz de direcionar o interesse do consumidor para os produtos e criar um ambiente de aconchego.

Todos os detalhes são importantes para melhorar a escaneabilidade a experiência de compras. Estacionamentos para clientes e indicações nos corredores contribuem para a interação do consumidor. Especialmente quando o estabelecimento é de alto padrão, as minúcias se tornam importantes e a decoração toma um estado de arte na elaboração do PDV.

2.1 Mantenha tudo impecável

De nada adianta criar o ambiente perfeito se a marca não se previne ao deterioramento. Nada de manter lâmpadas queimadas, móveis desalinhados, infiltrações ou pinturas gastas!

Os produtos também precisam estar impecáveis. Não deixe que rasgos, marcas ou riscos danifiquem as embalagens. Qualquer avaria nas embalagens ou datas de validade expiradas prejudicam a imagem da empresa diante do cliente.

3. Monte uma fachada de destaque

Não é só o interior do espaço que demanda atenção, o projeto deve considerar também a fachada do ponto de vendas.

Vitrines pálidas e mal decoradas evocam uma imagem de abandono. Por outro lado, as vitrines abarrotadas transmitem desespero. O segredo é encontrar o equilíbrio.

Para evitar que sua loja fique escondida, remova quaisquer impedimentos à visualização da fachada. Árvores, postes e latas de lixo não devem cobrir a sua entrada. Mas, antes de realizar qualquer remoção, consulte a prefeitura e se informe das normativas para evitar problemas futuros.

4. Brinque com os temas

Para promover as vendas e chamar a atenção, o promotor pode adotar uma estratégia de decoração no PDV por meio da implantação de temas.

Essas temáticas servirão para decorar o display e as gôndolas do estabelecimento. Você pode aproveitar, por exemplo, as datas comemorativas. A vitrine pode ser decorada de acordo com datas específicas e deve ser renovada de tempo em tempo.

Temas são uma boa opção para divulgar o lançamento de um produto. Eles permitem a renovação da marca, que pode brincar com novos layouts, novas cores, designs e chamar outra vez a atenção do comprador. A dica é programar um calendário para as ações, ajudando a melhorar o visual do ponto de vendas.

Não são muitas as regras para apostar nos temas decorativos, mas é sempre importante não destoar do seu segmento de atuação para não trair certas expectativas do cliente. O público precisa estar em mente, bem como a estação do ano.

Uma boa dica é criar embalagens com temáticas sazonais. Essa mudança atrai os olhos do consumidor e instiga a compra.

5. Aplique a verticalização de produtos

A verticalização é uma estratégia de exposição que possibilita que os seus clientes encontrem exatamente o que desejam nas prateleiras do seu varejo. Mas o benefício não é só esse.

Verticalizar cria um ambiente de compras harmônico, atraindo o olhar do consumidor. A técnica é versátil e pode ser aplicada a qualquer setor da loja, além de funcionar nos mais diversos tipos de segmento. Até mesmo os estoques podem ser organizados utilizando essa técnica!

Na prática, a ideia é simples, seguindo o modelo padrão da leitura ocidental. Ainda está complicado? A gente simplifica: pense em como você lê um jornal, uma revista, um anúncio ou um livro. O movimento habitual é feito da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Podemos dizer que “lemos” tudo dessa forma, inclusive as gôndolas em um estabelecimento. Se você organiza os produtos de acordo com o hábito de leitura, os consumidores se sentem mais à vontade em seu ponto de vendas. Basta escolher seu tipo de organização: por tipo de produto, tamanho da embalagem ou até por cor.

As estratégias que listamos ajudará o gestor a aumentar as vendas no PDV e oferecer a melhor experiência de consumo para os clientes! Para levar essas dicas aos seus amigos, compartilhe o nosso post nas redes sociais!

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