Rótulos e Etiquetas: Mais que coadjuvante

Rótulos e Etiquetas: Mais que coadjuvante

Com espaço cada vez maior no processo de criação de embalagens, rótulos e etiquetas ganham novas tecnologias

Rótulos e Etiquetas: Mais que coadjuvante: Diferentemente de antigamente, hoje os rótulos não servem apenas para comunicar o produto. Agora eles ajudam a vender. Para sua criação, empresas realizam estudos para que as informações, letras, cores e desenhos estejam em harmonia com o conceito do item, aqui especificamente, os cosméticos. E para seguir esta tendência, fornecedores investem cada vez mais em equipamentos e tecnologias.

O mercado está reconhecendo o melhor custo/benefício dos rótulos autoadesivos, o que acarretou na migração de muitas empresas para o setor. “A utilização deste produto está em franco crescimento no Brasil. Ao longo dos últimos anos, observa-se um aumento de 10% a 15% ao ano, principalmente nos mercados de cosméticos, bebidas e alimentos. As vantagens proporcionadas pelos sistemas de rotulagem autoadesivos explicam esse crescimento.

Rótulos e Etiquetas: Mais que coadjuvante

Dentre as vantagens relacionadas a este modelo de rótulo está a diversidade de tamanhos e versões, uma característica típica do mercado de cosméticos, que conta com frascos, potes e bisnagas de diferentes dimensões e desenhos. Além disto, é possível utilizar praticamente todas as tecnologias de acabamento e decoração gráfica, como impressão de cromias, hot-stamping, silk-screen e impressão digital. A resistência à umidade, à água, esforços mecânicos e temperaturas altas ou baixas completam a lista de benefícios.

“Para o próximo ano, apesar da recente crise econômica global, cujo reflexo espera-se não seja tão contundente no Brasil, a expectativa é que o crescimento do uso de autoadesivos se mantenha no mesmo patamar dos anos anteriores. “No país, a participação dos autoadesivos no mercado total de rótulos ainda é tímida. Está ao redor de 25%, enquanto que nos países desenvolvidos a média é 40%. Ou seja, sem dúvida, há espaço para bons negócios”, completa.

“Além disso, a questão relativa aos preços também vem sendo um grande entrave. Os valores já estão naturalmente competitivos, mas as empresas que estão iniciando agora neste nicho, em muitos casos, tem como estratégia de entrada apenas a prática de valores muito abaixo da realidade. Esta situação, a princípio interessante para a empresa usuária, acaba se transformando em um problema de qualidade, desabastecimento e a consequente perda de faturamento.

Investimentos para atender a demanda

De olho no mercado de cosméticos, que a cada ano fica mais aquecido com a chegada de novas fábricas e a introdução de novos itens, as empresas fornecedoras fortalecem seu portfólio por meio de aquisições, de máquinas e tecnologias.

A Delta  constantemente faz aquisições e investimentos, para atender o consumidor final que está cada vez mais exigente e atento aos tipos e tecnologias empregadas na confecção dos rótulos. Marcos Dybas, diretor comercial da empresa, também destaca que é maior a utilização do rótulo autoadesivo como veículo agregador de valor. Outro ponto fundamental são as tecnologias empregadas, como os dispositivos de rastreabilidade e segurança de produtos e a holografia. “As compras mais recentes foram os sistemas de saída digital, duas linhas completas com tecnologia off-set, flexografia e hot stamping, verniz localizado, o que garante à empresa uma posição singular em fornecimento de rótulos de alta qualidade”, garante.

Tendências na área

O rótulo autoadesivo se tornou a opção para decoração de embalagem e demonstra um grande potencial de crescimento. Com a fragmentação cada vez maior das linhas de produção, a tecnologia digital tem sido a grande solução para atender a este tipo de demanda, oferecendo a flexibilidade, versatilidade e qualidade desejada pelos clientes. “Este parece ser um movimento sem volta e as empresas deverão estar preparadas para set-ups rápidos e tiragens cada vez menores por item”, complementa.Trabalhamos com a produção de rótulos em qualquer tiragens com alta qualidade.

A tendência é uma maior segmentação do mercado para atender os diferentes nichos. Assim, os convertedores têm se preparado para atender a demanda por pequenas tiragens, maior quantidade de itens e rótulos com artes mais complexas. A inovação e as novas tecnologias serão os atributos decisivos para o sucesso no mercado de cosméticos, exigindo que os convertedores de embalagens mantenham também essa preocupação nos seus planos de investimento. “Em função do aumento do número de concorrentes no segmento de autoadesivos, só se destacarão aqueles que melhor atenderem o trinômio: preço, qualidade, inovação e atendimento.

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