Design deve ser pensado estrategicamente
Os poderes das embalagens e rótulos: Conhece aquele ditado “comer com os olhos”? É mais ou menos isso que os designers pensam quando criam uma embalagem. Afinal, pode ser que, por causa de um belo frasco, o consumidor resolva levar um produto para casa.
Uma embalagem bem feita tem diversos poderes, tais como seduzir, despertar desejos e necessidades no cliente. Deve provocar reações através do formato, texturas, cores e elementos gráficos.
Mais do que isso, a criação de uma embalagem exige pesquisa e planejamento. É uma atividade multidisciplinar composta por:
- Design gráfico;
- Desenho estrutural;
- Engenharia de embalagem;
- Análise do ponto de venda;
- Estratégia de marketing;
- Estudo do comportamento do consumidor.
Os poderes das embalagens e rótulos
As embalagens e rótulos existem para atender aos anseios da sociedade e são fundamentais na hora do cliente decidir pela compra. A linguagem visual agrega significado ao produto e comunica os valores e diferenciais de uma marca. Suas funções mercadológicas são:
- Informar sobre o conteúdo do produto
- Atrair a atenção do consumidor na gôndola
- Despertar o desejo de compra
- Destacar a marca do fabricante e promover a recompra
Por fim, podemos considerar que dentre os poderes das embalagens e rótulos está o de transformar o que antes era uma mercadoria numa entidade mais atraente e desejada.