Facebook – Funções Mágicas

Facebook – Funções Mágicas

Companheiro de mais de dois bilhões de pessoas no mundo, o Facebook atualmente já é muito mais do que simplesmente uma rede social e oferece inúmeras ferramentas. Será que você conhece todas?

A plataforma de Mark Zuckerberg conta com alguns setores pouco explorados por usuários e que apresentam recursos interessantes que nem todo mundo conhece. As ferramentas estão em uma aba chamada “explorar” no site, junto a alguns já mais utilizados como “salvos” (para publicações que você salva para ver depois) e “eventos”.

No desktop, ela fica no canto esquerdo da tela. Já no celular basta clicar nas três barrinhas do aplicativo do Facebook e descer até encontrar os recursos dessa aba. Há ferramentas diferentes para o desktop e para o celular, como explicamos abaixo.

Seja salvo por um Wi-Fi

Recentemente o Facebook adicionou uma função que pode ajudar muita gente a economizar uma grande quantidade de dados no celular. Uma nova ferramenta da companhia ajuda você a encontrar redes Wi-Fi públicas e gratuitas ao seu redor, função que antes só era possível com ajuda de outros aplicativos específicos. Basta ativar o recurso na aba explorar em “Encontrar Rede Wi-Fi”. É possível ainda ter mais informações sobre o local que fornece a conexão.

Peça recomendações (ou veja as alheias)

As recomendações têm feito cada vez mais sucesso na rede social – de fato, é um recurso muito interessante feito pelo Facebook. E há na aba explorar um item exatamente para isso. Ali você pode pedir recomendações para seus amigos, que aparecerá no seu feed. O mais legal é que você também poderá ver as recomendações já pedidas por amigos. Quem sabe alguém já não pediu dicas para algo semelhante ao que você quer e você pode se aproveitar delas, né? No aplicativo ainda há a seção “Guias de cidades” na aba explorar, com várias informações de cidades e locais em que seus amigos fizeram check-in.

Organize suas curtidas

É possível também gerenciar as páginas que você curte na rede social. A ferramenta “Páginas” funciona melhor no desktop. Por lá, você pode descobrir se alguém já curtiu alguma coisa em seu nome ou deletar páginas que você curtiu antigamente e não se interessa mais – ou então já não têm mais atualizações. Acredite, você deletará várias.

Vai uma televisão aí?

Você pode usar o Facebook até como uma verdadeira televisão. Mas como? Calma, não são propriamente os canais que você está acostumado. Na aba “Vídeos ao vivo” é possível descobrir vários vídeos ao vivo que ocorrem no site. Eles podem ser feitos por páginas ou até mesmo por usuários. É possível até selecionar vídeo por região – por exemplo, sua cidade. Essa ferramenta ainda poderia ser melhorada pelo Facebook, como separando os vídeos por temas. A função é melhor e mais organizada no aplicativo, onde oferece “vídeos ao vivo mais assistidos” naquele momento em páginas que você curte.

Ative sua memória

Outra opção legal, e que até já caiu no gosto de muita gente, chama-se “Neste dia”. Nesta opção, o usuário pode ver atividades suas que ocorreu em anos anteriores na mesma data. É uma maneira bem legal de lembrar coisas do passado.

Quem não resiste a uma oferta?

O Facebook há algum tempo já virou uma plataforma de negócios ao estilo do Mercado Livre e da OLX. Por isso, há um recurso chamado “Ofertas” específico para isso, onde você pode visualizar as ofertas que interagiu ou salvou. Para ajudar a preencher essa seção, a rede social conta também na aba explorar do site com a ferramenta “Grupos de compra e venda”. Ali você pode entrar em inúmeros grupos de comércio existentes no Facebook. Já em “Históricos de pagamentos” você vê as transações que já realizou pela página. O incentivo ao comércio também aparece no recurso “Lojas”, que mostra várias páginas de lojas e produtos anunciados.

Descubra grupos

O que você acha de interagir mais com grupos do Facebook? A rede social tem dado cada vez mais importância para essas comunidades do site com novas atualizações. Então é bom ficar de olho e descobrir alguns legais. Ao clicar em “Grupos” na aba explorar você vai ver inúmeras sugestões de grupos, baseadas em seus amigos, seu local e em temas. Existem infinitos grupos de tudo que você pode imaginar. Você pode acabar gostando mais de participar de grupos do que de páginas.

Gosta de jogar?

Que tal descobrir jogos legais pelo Facebook? É para isso que serve a aba “Jogos” do site. Se você curte um game e quer descobrir algum que esteja popular na rede social, é só ir nessa página. Há também uma outra aba para gamers na seção explorar, chamada “Feed de Jogos”. Lá você verá publicações de seus amigos referentes a atividades em joguinhos.

Seja mais stalker

Uma outra opção nesta aba do Facebook chama-se “Amigos nas imediações”. Ela pode levar seu nível de stalker a um novo patamar: você pode conferir se existe algum contato seu no Facebook próximo a você – desde que ele também tenha essa ferramenta ativada. Mas o inverso também acontecerá: usando esse recurso, outros poderão te stalkear.

Filtre publicações de amigos

Você quer ver publicações só de um determinado grupo de amigos? É só clicar na opção “Listas de amigos”. Nela, aparecerão vários feeds diferentes agrupando seus colegas – por exemplo, do trabalho atual, de um trabalho antigo, da escola que você estudou, familiares… Ao clicar em um deles, você verá as publicações somente destes grupos de amigos.

Pra que app de clima?

Se você gosta de se preparar para o dia seguinte, o Facebook tem a previsão do tempo para você. É claro que isso pode ser pouco usado, já que a maioria dos celulares oferece esse recurso como um widget. Mas ela pode ser útil se o seu smartphone não tem isso ou se quiser economizar espaço com apps. E olha que dá até para configurar a ferramenta para que o clima sempre apareça no topo do seu feed quando você abrir o Facebook pela primeira vez no dia.

Descubra locais perto de você

Está em um lugar estranho e não sabe onde comer ou passear? O app do Facebook tem uma opção chamada “Locais nas imediações” que te sugere opções próximas a você. É parecido com algo que o Google Maps e outros apps também possuem. Mas pode ser mais cômodo usar no Facebook – ainda que não seja tão completo como em outros aplicativos.

Você ainda pode cutucar alguém no Facebook

Sim, acredite: ainda é possível cutucar pessoas pelo Facebook. A função, que foi mais popular lá pra 2010 e vez ou outra é ressuscitada por alguém, ainda está presente nessa seção do site. Que tal surpreender aquela(e) crush com essa cantada infalível?

Fale conosco

Os campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Delta www.etiquetas.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×