Rótulo de Cerveja Legalizado

Rótulo de Cerveja Legalizado

Recebemos diversos e-mails solicitando como posso fazer um rótulo de cerveja dentro da LEI, então tentaremos resumir neste post os principais pontos para criação de um rótulo.

 Se você vai comercializar sua cerveja, você é obrigado a se adequar à legislação, então por que eu devo rotular? Devemos rotular nossas cervejas por motivos legais, econômicos e comerciais. De ordem legal, temos normas gerais aplicáveis a alimentos e bebidas. Os órgãos competentes são do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). No que tange o caráter econômico e comercial, o rótulo esclarece, para o consumidor, quem é o produtor e também o produto, que passa a ser reconhecido no mercado. O objetivo é assegurar a segurança alimentar, a rastreabilidade e a confiabilidade na relação de mercado entre quem produz e quem consome.

Quando for criar o rótulo, ele deve ter obrigatoriamente algumas informações. Segundo o Decreto 6.871, de 2009, as informações que devem constar no seu rótulo em caracteres visíveis e legíveis são:

O nome do produtor ou fabricante, do envasador ou engarrafador do importador, o endereço do estabelecimento de industrialização ou de importação, o número do registro do produto no Ministério da Agricultura e do Abastecimento ou o número do registro do estabelecimento importador, quando bebida importada, a denominação do produto, a marca comercial, os ingredientes, a expressão “Indústria Brasileira”, por extenso ou abreviada, o conteúdo, expresso na unidade correspondente de acordo com normas específicas, a graduação alcoólica, por extenso ou abreviada, expressa em porcentagem de volume alcoólico, a identificação do lote ou da partida, o prazo de validade e a frase de advertência, quando bebida alcoólica, conforme estabelecido por Lei específica, resumindo:

  • Nome empresarial do produtor
  • Endereço do produtor
  • Identificação clara do endereço de fabricação, se terceirizado
  • Número de registro do produto no MAPA
  • Denominação do produto
  • Ingredientes (em ordem de
  • Teor alcoólico
  • Data de fabricação
  • Data de validade

Devemos obedecer à seguinte regra para saber a denominação da cerveja:

Rótulo de Cerveja LegalizadoRótulo de Cerveja LegalizadoÉ obrigatório conter na frente do rótulo o teor alcoólico e a quantidade do produto. Não basta colocar a quantidade em mililitros nos rótulos, pois ele tem uma altura mínima para constar no rótulo conforme a tabela abaixo.

Rótulo de Cerveja Legalizado

Por tudo isto é fundamental a escolha do fornecedor certo. Se pretender mais informação acerca de Design e Impressão de Rótulos entre em contacto conosco. A Delta está à disposição para lhe proporcionar o melhor em elaboração e confecção para o rótulo das suas bebidas, quer sejam cervejas, vinhos, refrigerantes e outros.  Consulte-nos – Delta Rótulos e Etiquetas:

www.etiquetas.com.br
41 | 3076.9555
Whats: 41 | 98825.6736
atendimento@etiquetas.com.br

Fale conosco

Os campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Delta www.etiquetas.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×