Folhetos, panfletos e flyers: diferenças

Folhetos, panfletos e flyers: diferenças

Conheça a Diferenças entre folhetos, panfletos e flyers, Folhetos e tantos outros nomes que algumas vezes o cliente fica confuso na hora de fazer o pedido.

Historicamente, o Panfleto nasceu na Inglaterra no século XIV como uma forma de expressão, trazendo poemas de amor curtos. Extremamente populares, seu nome em latim era “Pamphilus seu de amore” (Panfilo ou Sobre o Amor), que foi traduzido para o inglês como Phamphlet.
Posteriormente o vocábulo passou a ser utilizado para qualquer tipo de texto menor que os antigos manuscritos, muito utilizados na política, sátiras e para difamar os nobre da época.

Mesmo com rudimentares processos de impressão, seu uso ganhou força e se espalhou pelo mundo. Rapidamente perceberam uma excelente oportunidade de usá-lo para propaganda, de baixo custo circulando de mão em mão.

Talvez por sua origem humilde, o Panfleto virou sinônimo daquele folhetinho pequeno, A5 ou A6, mais simples, com papel colorido ou sulfite, 2 cores no máximo, parecido com aquele que você recebe no semáforo.

Com a evolução dos processos de impressão apareceram opções mais sofisticadas, como os Flyers muito comuns para divulgação de eventos e casas noturnas. Os flyers ainda preservam a característica básica do Panfletos, são diretos e possuem pouca informação, porém sua qualidade é bem maior. Muitas vezes utiliza cores especiais, vernizes e cortes diferenciados agregando valor ao material.

Também originados dos Panfletos vieram os Folhetos que, além da qualidade de impressão e papel, possui uma maior quantidade de informação utilizando um formato um pouco maior. Um Folheto é uma brochura solta, podendo ter formato A5 ou A4, sem capa, grampo ou encadernação.

Tecnicamente a maior diferença entre folhetos, panfletos e flyers está na qualidade que o impresso apresenta, o que afeta diretamente a percepção do público sobre seu conteúdo. Mas todas elas são basicamente peças para circulação rápida, contendo informações curtas em um formato reduzido. Podem conter uma ou mais cores e podem ser feitos em diferentes tipos de papéis de acordo com a necessidade.

Agora que você já sabe as diferenças, que tal fazer uma cotação com nosso parceiro para produtos gráficos? Conheça a Gráfica Infante: Preencha o formulário ou contate pelo fone: 41 3333-3166

Fale conosco

Os campos com * são obrigatórios

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Delta www.etiquetas.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×