
Cada empresa deve descobrir o jeito certo de investir na qualidade.
Estratégia é fundamental. Não existe receita única para implantar programas de qualidade. Cabe a cada empresa descobrir a forma ideal, em função de suas diferenças quando a procura da fórmula do sucesso. Umas puxam mais pela introdução de novos processos e técnicas. Outras, por um esforço maior em mudar o padrão de comportamento dos empregados. E há casos em que se alcançam ótimos resultados caminhando-se, com a mesma força, nos dois sentidos.
Em qualquer situação, porém, saber onde o empresário quer chegar é essencial para definir como chegar lá. Em outras palavras: a empresa precisa de uma estratégia, pensando em seu ambiente de negócios no futuro, que norteie as decisões tomadas hoje, amanhã, no curto prazo.
Ter uma visão mais clara do caminho a ser percorrido vai preencher uma condição importante para se obter adesão, espírito de colaboração, participação dos empregados.
Estratégia e participação andam juntas. São requisitos para ter mudanças nas empresas.