Rótulos de produtos de limpeza alertam sobre uso de água

automação
Produtividade com automação na logística
16 de maio de 2017
hortigranjeiros
Rotulagem de hortigranjeiros
18 de maio de 2017
Mostrar tudo

Rótulos de produtos de limpeza alertam sobre uso de água

uso de água

Fique de olho! Rótulos de produtos de limpeza alertam sobre uso de água e os equipamentos e produtos de limpeza que gastam águaFique de olho! Rótulos de produtos de limpeza alertam sobre uso de água e os equipamentos e produtos de limpeza que gastam água para sua utilização já devem incluir em seus rótulos e embalagens a expressão: “Água pode faltar. Não Desperdice”. A nova lei (13.233/2015), que tramitou no Congresso Nacional desde 2005, foi sancionada na quarta-feira, 30 de dezembro de 2015, pela ex-presidente Dilma Rousseff. A medida será regulamentada para assegurar que o alerta estará em local visível, em destaque e com impressão em letras de tamanho apropriado.

Produtos colocados à venda sem a recomendação estarão sujeitos à multa, apreensão e inutilização. A indústria poderá ter sua fabricação suspensa e até a cassação do registro da produção em desacordo com a norma. As punições estão previstas pelo Código de Defesa do Consumidor e podem ser aplicadas administrativamente pelos órgãos de vigilância. O prazo de 365 dias é para que os fabricantes possam se adaptar.

De acordo com o diretor da área de hidrologia da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão, a iniciativa vem em boa hora. “É uma medida educativa, que deverá contribuir para sensibilizar o consumidor a economizar água e ajudar a reduzir riscos de novos desabastecimentos.”

A lei das águas prevê que a água é um bem comum e a responsabilidade pelo seu bom uso é de todos, inclusive da população. O ano de 2015 foi marcado por uma crise hídrica sem precedentes, que atingiu principalmente as regiões Sudeste e Nordeste, afetando a vida de mais de 12 milhões de pessoas.

Ajude-nos a espalhar boas ideias: Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestShare on StumbleUponDigg thisShare on RedditEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *