Rotulagem de hortigranjeiros

uso de água
Rótulos de produtos de limpeza alertam sobre uso de água
17 de maio de 2017
Rótulo simples
Rótulo simples e limpo
19 de maio de 2017
Mostrar tudo

Rotulagem de hortigranjeiros

hortigranjeiros

A rotulagem de hortigranjeiros in natura é tema do Grupo de Trabalho do Alimento seguro desde 2012, quando foi estabelecido pelo termo de Cooperação Técnica firmada entre o Ministério Público e o Estado.

O objetivo desse termo é implementar informações sobre medidas que permitam principalmente o rastreamento da origem dos produtos, além da possibilidade de análises de resíduos de agrotóxicos e também informações de alimentos que causam alergia.

Neste contexto, a Secretaria de Estado de Saúde do Paraná – SESA, publicou a Resolução nº 748/2014 que regulamenta “ A rotulagem de produtos hortícolas in natura a granel e embalados, que sejam produzidos, distribuídos ou comercializados no estado do Paraná”. O cumprimento dessa legislação beneficiará a sociedade como um todo, em especial aos consumidores que terão informações nos alimentos que consomem, e aos produtores que terão seus nomes atribuídos nos produtos produzidos por eles e aos comerciantes que poderão identificar e qualificar seus fornecedores, aprimorando o processo de compra e o atendimento dos seus clientes.

A implementação da obrigatoriedade da rotulagem será de forma gradativa, alguns alimentos como:  Banana, cebola, cenoura, couve- flor, laranja, maçã, morango, repolho, tomate e uva, terão que ser rotulados até o dia 1º de Julho de 2015. Já o Abacaxi, abobrinha, aipim, alface, batata, chuchu, goiaba, mamão, melancia pepino e pimentão, terão sua obrigatoriedade a partir do 17 de dezembro de 2015. Os demais produtos a partir de 9 de Junho de 2016.

A lei exige uma série de regras para os rótulos como tamanhos padrões, o que deve contar no rótulo e etc. A Delta Etiquetas e Rótulos está acompanhando de perto essa legislação e participando das oficinas ofertadas aos produtores para esclarecimento dessa nova lei.  Estamos prontos para atender os produtores e comerciantes de hortigranjeiros.

Confira no link a matéria feita pela TV Educativa sobre as oficinas de Rotulagem realizadas nas Ceasas do Paraná. A reportagem feita na Ceasa de Curitiba, é de Adriano Gomes com imagens de Cristiano Oliveira.

http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=15326

Ajude-nos a espalhar boas ideias: Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestShare on StumbleUponDigg thisShare on RedditEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *