Cor vermelha: significados

publicidade
Alguns fatos sobre a publicidade
9 de maio de 2017
design minimalista
Design minimalista
11 de maio de 2017
Mostrar tudo

Cor vermelha: significados

Cor vermelha

Você já se pegou perguntando sobre o significado da cor vermelha? Isso é, além do apelo global dela como a cor da paixão?

Afinal de contas, o vermelho é uma cor quente que desponta com muita versatilidade e para os mais variados objetivos.

E, tudo isso, nós veremos no nosso post de hoje, que vai detalhar não apenas o significado da cor, mas também o uso e o significado do vermelho na publicidade. Confira e se inspire em apostar um pouco mais nesta rubra tonalidade!

Já ouviu falar na expressão “ruborizado”? Rubro é um sinônimo de vermelho. E, muitas vezes, quando ficamos em uma situação constrangedora, o sangue começa a fluir mais rapidamente em nossas faces, nos deixando, assim… dessa cor: vermelho, isto é, ruborizados!

É claro que isso já deve ter acontecido com você. Mas, quando se fala da cor vermelha, ninguém costuma pensar em vergonha ou constrangimento, o que vêm à cabeça de todo mundo, geralmente, são outras emoções, mais fortes, como paixão, velocidade, amor…

A origem da cor vermelha

A palavra vem derivada e traduzida do latim: vermis. A palavra, cuja tradução literal é “verme”, tem relação direta à extração de um pigmento avermelhado de moluscos, centenas de anos atrás.

O significado do vermelho, atualmente, nada tem a ver com a sua destinação inicial, já que possuímos um conhecimento profundo sobre as cores. Justamente por isso, o vermelho foi conhecido como a cor mais quente.

Os usos do vermelho

Fluente em um idioma global, as cores representam, no mundo inteiro, sinônimos de um local para outro e até países. O significado do vermelho não é exceção.

Muito conhecido como a cor do amor e da paixão, o vermelho é tido como um estimulante, tal qual outras cores quentes, mas com um dualismo interessante. Quer ver só?

O vermelho pode ser o sinônimo para o amor, como já dissemos, mas também para o ódio (Ex.: “O sujeito ficou vermelho de raiva”). É, também, usado para simbolizar o fogo, que pode tanto nos fazer bem quanto pode ser perigoso.

Isso sem falar do sangue que corre em nossas veias. Não é à toa, é o que bombeia o nosso coração — mais um motivo, inclusive, para ser a cor favorita para expressar emoções tão fortes.

O significado da cor vermelha também é bastante lembrado para ilustrar as conquistas e as lideranças. E, com tantos usos assim, é de se impressionar o que a expressão de uma simples cor pode nos causar, não é mesmo?

O vermelho na publicidade

Mais uma vez, seguindo os traços deixados pelo vermelho nas emoções humanas, a publicidade se apropria do tom — em excesso, até — para simbolizar o Dia dos Namorados, por exemplo.

Mas, se formos para outras vertentes para estudar a cor vermelha na publicidade, vamos encontrá-la como a protagonista de diferentes peças publicitárias que desejam criar excitamento no seu público-alvo.

Além disso, esse estímulo pode ser utilizado para incentivar as pessoas a tomarem decisões por impulso, como em botões de “compre aqui”, tão bem distribuídos por toda a internet, como para simbolizar o desejo (como em sex shops).

Há, ainda, o estímulo aplicado ao vigor e adrenalina, como acontece em muitas embalagens de energético, na procura por carros esportivos nessa cor e, até mesmo, em diversos jogos.

Mas, além das linhas sensoriais, o significado da cor vermelha também pode ser aplicado ao objetivo de chamar a atenção, no meio publicitário. É o caso de placas sinalizadoras de perigo — como em semáforos ou nos sinais de alerta para a alta tensão elétrica de determinados lugares.

Por fim, o vermelho é um estimulante do apetite. Não apenas em redes de fast food, mas em geral. Comece a reparar: é uma das cores mais utilizadas por restaurantes.

Ajude-nos a espalhar boas ideias: Compartilhe!
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrPin on PinterestShare on StumbleUponDigg thisShare on RedditEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *