A impressão flexográfica possibilita de imprimir nos mais diversos materiais proporciona uma enorme gama de segmentos onde produtos impressos podem ser aplicados. Filmes, papéis, papeis sintéticos e papelão são apenas alguns exemplos de substratos possíveis.

Impressão Flexográfica

A qualidade da impressão flexográfica evoluiu exponencialmente nas ultimas décadas, o que permitiu a obtenção de resultados próximos a impressão “off-set” e Rotogravura. A utilização de clichês de borracha vulcanizada deu lugar a polímeros de alta tecnologia e processos de gravação a laser extremamente precisos, que permitem obter pontos uniformes a altas lineaturas. A combinação de clichês de alta tecnologia e cilindros anilox cerâmicos com células abertas gravadas a laser proporciona excelente qualidade e definição de imagens.

As impressoras atingiram um alto nível de tecnologia embarcada permitindo aplicação de outros processos de acabamento em linha. O compartilhamento de sistemas de cura por evaporação e ultravioleta permite a utilização de tintas à base de água, solventes orgânicos e por radiação U.V. A possibilidade de incorporar processos de hotamping, coldstamping, e serigrafia localizada agrega ainda mais valor aos rótulos impressos.

Todo o processo de desenvolvimento de produtos em flexografia demanda de grande bagagem técnica e as matrizes têm um custo considerável, inviabilizando a produção de tiragens muito baixas. Novas soluções nas impressoras e o desenvolvimento da gama expandida de cores vêm reduzindo consideravelmente o setup otimizando o tempo produtivo, fazendo com que o processo flexográfico seja ainda o mais eficiente para a produção de rótulos e etiquetas.

impressão flexográfica