IMPRESSÃO DIGITAL

impressão digital

IMPRESSÃO DIGITAL

Em produção gráfica, a impressão digital é um método de impressão no qual a imagem é gerada partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora de produção. As impressões podem ser coloridas ou preto e branco sobre diferentes tipos e gramaturas de papéis ou substratos com rápida produção e alta qualidade.

Lotes de produtos cada vez menores e lançamentos com variações de sabor, cor, quantidade, público e volume são cada vez mais necessárias para atender a um novo consumidor exigente. Esse consumidor quer ser visto como um indivíduo ou parte de um grupo definido que se identificam por costumes e preferências. Para atender a essas necessidades de nosso mundo em constante transformação, surgiram na década de 90 os primeiros equipamentos de impressão digital. Segundo pesquisas na área, a demanda por impressão digital no mundo vem crescendo, em média, cinco vezes mais rápido do que a média do mercado gráfico em geral.

Dispensa o trabalho de pré-impressão (fotolitos e chapas), imprimindo diretamente de arquivos eletrônicos. Permite a impressão de dados variáveis, atualizações e correções constantes, além de imprimir sob demanda.

O conceito de Impressão Digital é bastante amplo e vem se modificando ao longo do tempo. Pode-se considerar impressão digital qualquer processo onde o equipamento que registre sobre papel, ou outro suporte, as informações recebidas de um computador na forma de dados digitais sem que haja necessidade de gravar qualquer tipo de matriz para transferência dessas informações.

Altamente requisitada por sua nitidez e qualidade a impressora a laser imprime por meio da utilização de um toner, que através de cargas eletromagnéticas se fixam em um tambor de imagem que posteriormente através do calor gerado são transferidos para o papel. Além da qualidade no resultado final, uma das vantagens deste método é que estamos falando de uma impressão seca, sem risco de respingos ou borrões.

ORÇAMENTO